PERGUNTAS FREQUENTES

Códigos Brasil Direto

Ligue do exterior para o Brasil, conheça o BRASIL DIRETO

Conversão de Moedas

O cálculo efetuado tem caráter informativo e não substitui as disposições da norma cambial brasileira para casos específicos de conversão.

 

.

Documentos de Embarque

Para embarcar em vôos domésticos, todo passageiro é obrigado a apresentar documento original, com fotografia e em bom estado e dentro do prazo de validade, o que vale, inclusive, para a Carteira Nacional de Habilitação.

 

Os documentos aceitos para viagens nacionais são: carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista válida e com foto, carteiras de identidade de conselhos regionais e federações trabalhistas (tais como OAB, Crea, CRM, Fenaj etc.), e também aqueles emitidos por órgãos públicos federais, a exemplo dos vários Ministérios.

 

No caso dos estrangeiros, além do passaporte, são aceitas identidades diplomáticas e consulares e carteira do Registro Nacional de Estrangeiros.

 

Para viagens internacionais, é necessário o passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses e visto consular, quando exigido pelo país de destino. Carteira internacional de vacinação, quando necessário, validada pela ANVISA antes do embarque. Nas viagens internacionais não são aceitas cópias de documentos. Nos países da América do Sul, é possível embarcar apenas com apresentação de RG com até 10 anos de expedição.

 

O mesmo se aplica a menores e crianças de colo. A certidão de nascimento não terá validade, mesmo que o menor esteja acompanhado dos pais, exigindo-se identidade ou passaporte.

 

Se o passageiro brasileiro estiver sem documento, por motivo de roubo ou furto, para embarque em vôos domésticos deverá apresentar Boletim de Ocorrência policial com, no máximo, 15 dias a contar da data de emissão.

 

Além do Boletim de Ocorrência, o passageiro deverá preencher formulário de identificação, disponível nos escritórios da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) nos aeroportos ou nos guichês das companhias aéreas.

Para vôos internacionais, em caso de roubo, furto ou extravio, será necessário tirar novo passaporte. Passageiros estrangeiros que tenham sofrido roubo ou furto devem procurar, no Brasil, a representação do país de origem (embaixada ou consulado), para que seja providenciada a documentação necessária para embarque.

 

Para menores de idade há várias exigências, dependendo da situação:

 

Menores desacompanhados – Menores de 18 anos, viajando desacompanhados para o exterior ou acompanhados de parentes, precisam de autorização dos pais, por escrito, com firma reconhecida em cartório, além de documento com foto para embarque. Modelo de Autorização 

 

Menores viajando com apenas um dos pais  – Caso estejam viajando somente com um dos pais, será necessária a autorização do outro que não está viajando. Essa autorização tem validade máxima de 60 dias em relação à data do embarque. É recomendado emitir duas vias: uma para utilização na ida e a outra para a volta da viagem.

 

Viajando com o novo passaporte azul – Também deverão apresentar documento de identidade e certidão de nascimento para comprovar a filiação, mesmo que estejam acompanhados dos pais, pois o novo passaporte azul não contém essa informação.

Não são aceitos protocolos, cópias de documentos, bem como identidades funcionais de entidades profissionais, civis ou militares mesmo que autenticadas. Aos menores de idade, mesmo crianças de colo, aplicam-se as mesmas regras. A certidão de nascimento não terá validade no embarque internacional, mesmo que o menor esteja acompanhado dos pais. Não são aceitas certidões de nascimento para maiores de 12anos.

RESOLUÇÃO N° 51, DE 25 DE MARÇO DE 2008 

 

Dispõe sobre a concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições atribuídas pelo art.  103-B da Constituição Federal,  CONSIDERANDO as dificuldades enfrentadas pelas autoridades que exercem o controle de entrada e saída de pessoas do território nacional, em especial com relação a crianças e adolescentes; CONSIDERANDO as diversas interpretações existentes a respeito da necessidade ou não de autorização judicial para saída de crianças e adolescentes do território nacional pelos Juízos da Infância e da Juventude dos Estados da Federação e do Distrito Federal;

CONSIDERANDO a insegurança causada aos usuários em decorrência da diversidade de requisitos e exigências;

CONSIDERANDO necessidade de uniformização na interpretação dos artigos 83 a 85 do Estatuto da Criança e do Adolescente;
CONSIDERANDO o que ficou decidido no Pedido de Providências 200710000008644,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º É dispensável a autorização judicial para que crianças e adolescentes viajem ao exterior:

I – sozinhos ou em companhia de terceiros maiores e capazes, desde que autorizados por ambos genitores, ou pelos responsáveis, por documento escrito e com firma reconhecida por autenticidade;

II – com um dos genitores ou responsáveis, sendo nesta hipótese exigível a autorização do outro genitor, salvo comprovada impossibilidade material registrada perante autoridade policial;

III – sozinhos ou em companhia de terceiros maiores e capazes, quando estiverem retornando para a sua residência no exterior, desde que autorizadas por seus pais ou responsáveis, residentes no exterior, mediante documento autêntico.

Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, por responsável pela criança ou pelo adolescente deve ser entendido aquele que detiver a sua guarda, além do tutor.

 

Art. 2º O documento de autorização mencionado no artigo anterior, além de ter firma reconhecida, deverá conter fotografia da criança ou adolescente e será elaborado em duas vias, sendo que uma deverá ser retida pelo agente de fiscalização da Polícia Federal no momento do embarque, e a outra deverá permanecer com a criança ou adolescente, ou com o terceiro maior e capaz que o acompanhe na viagem.
Parágrafo único. O documento de autorização deverá conter prazo de validade, a ser fixado pelos genitores ou responsáveis.

 

Art. 3º Ao documento de autorização a ser retido pela Polícia Federal deverá ser anexada cópia de documento de identificação da criança ou do adolescente, ou do termo de guarda, ou de tutela.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Free Shop

Todo viajante vindo do exterior, tem o direito de gastar até US$ 500,00(cota única porpassageiro) na duty free shop (loja franca ou livre de impostos) do aeroporto onde a bagagem será examinada pela alfândega, no desembarque.

Se a compra for feita em loja franca do exterior ou de outro aeroporto brasileiro em que o passageiro não vá passar pela alfândega, os produtos não estão liberados do pagamento de impostos.

  • Existem algumas restrições de quantidade para alguns produtos:

    24 garrafas de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por  categoria. (por exemplo: 12 vinhos, 12 whiskies, etc.)*
    42 unidades de Red Bull
    20 maços de cigarros de fabricação estrangeira (total de 400 unidades).**
    25 unidades de charutos ou cigarrilhas.**
    250g de fumo preparado para cachimbo.**
    10 produtos de perfumaria (perfumes e cosméticos).
    3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.

* Menores de 18 anos, mesmo acompanhados, não podem comprar bebidas alcoólicas ou artigos de tabacaria.

** Produtos de tabacaria não podem ser reservados pelo site

Fuso Horário

Diferença de horário de alguns dos principais Paises/Cidades  do mundo em relação a horário  de Brasília. Alguns países(*) costumam adotar horário de verão.

 

Consulte também : www.horadomundo.com e escolha a cidade.

 

África do Sul
+5
Japão
+12
Alemanha*
+4
México(Costa Leste)
– 3
Argentina
0
México(Costa Oeste)
– 4
Austrália*
+11 a +12
Nicarágua
– 3
Bahamas*
– 2
Noruega*
+4
Bélgica*
+4
Panamá
– 2
Canadá*
– 1a + 5
Paraguai*
– 1
Egito
+5
Peru*
– 2
Espanha
+4
Porto Rico
– 1
EUA
– 2 a -7
Portugal
+3
Equador
– 2
Polônia
+4
Escocia
+ 3
Reino Unido
+3
Filandia
+ 5
Siria
+5
Filipinas
+11
Rússia*
+6 a +14
França*
+4
Paquistão
+8
Guatemala
– 3
Sudão
+5
Grécia*
+ 5
Suécia
+4
India
+8
Tailândia
+10
Irã
+6
Venezuela
1h30
Israel
+5
Uruguai
0

 

Obs.: Quadro sujeito a imprecissões.Não existe nenhum organismo internacional que centralize informações sobre fusos horários. Tabela útil para referencia.

Habilitação

Dirija com segurança, faça sua carteira habilitação internacional
www.detran.sp.gov.br

Mapas de Metrô

Um dos transportes mais usados nas grandes cidades, programe-se para conhecer seus pontos turísticos com economia e rapidez.

 

Encontre aqui o mapa da cidade que irá visitar www.urbanrail.net 

Passaportes

O passaporte é o documento indispensável para viagens ao exterior, sem ele não será possível o ingresso em outros paises. Verifique sempre a validade de seu passaporte, ele deverá ter no mínimo 6 meses de validade para ser aceito na imigração e para obtenção de vistos consulares. Sempre verifique com antecedência sua documentação para embarque.

 

Sendo brasileiro e precise tirar ou renovar seu passaporte, acesse o site do Departamento da Policia Federal  >> www.dpf.gov.br

 

Encontrará no site todas as informações sobre a documentação necessária para a obtenção do passaporte, guia para recolhimento da “GRU”, além de inúmeras informações sobre o “novo passaporte brasileiro”, e tirar suas dúvidas quanto á documentação e preenchimento dos formulários.

 

O agendamento  também poderá ser feito na unidade mais próxima da Policia Federal, e no dia agendado deverá comparecer munido dos documentos originais necessários e o comprovante da “GRU” pago.

 

Delegacia de São José dos Campos 
Av. Tívoli, nº 44 Vila Betania
E-Mail: dpf.cm.sjk.srsp@dpf.gov.br

 

Delegacia Federal – Vale Sul Shopping
Av. Andrômeda, 227 – Jardim Satélite – São José dos Campos – SP

Fone: (0xx-12) 3934-9321

 

Delegacia de São Sebastião
Rua Fabio Cassio, nº 18 – Cep: 11600-000
Fone: (0xx-12) 3892-2757/ 3892-3138/ 3892-3139
Fax: (0xx-12) 3892-2757

 

» Como proceder em caso de perda ou roubo de passaporte?

No Brasil. 
– Siga até a delegacia mais próxima e faça uma ocorrência.
– Com a cópia do Boletim de ocorrênica, solicite um novo passaporte diretamente na Políca Federal ou Junto aos correios, de acordo com a documentação padrão exigida.

 

No exterior.
– Siga até a delegacia mais próxima e faça uma ocorrência.
– Ligue ou vá pessoalmente até a Embaixada ou Consulado Brasileiro, mais próximo.
– Leve algum documento que comprove que você é brasileiro. Preferencialmente uma cópia do passaporte.

 

Para fazer um novo passaporte fora do Brasil, é necessário: 
– Ocorrência Policial + pagamento da Taxa.
– Comprovação de estar em dia com a Justiça Eleitoral, para residentes no Brasil
– Carteira de identidade ou documento militar, para homens maiores de 18 anos e menores de 45 anos,
– 02 fotos 5X7, fundo claro, datadas
– Documentos dos pais (identidade, certidão de nascimento e casamento), junto com a autorização para tirar passaporte – quando o titular for menor de 18 anos.

 

ATENÇÃO: Se o solicitante não conseguir atender as exigências, para a emissão de um novo passaporte, receberá uma AUTORIZAÇÃO DE RETORNO DIRETO AO BRASIL.

Temperatura

Transporte de Animais

  • Levar seu animal de estimação junto de você em sua viagem de avião é possível desde que as regras impostas pelas cias aéreas sejam atendidas.As cias. aéreas disponibilizam em seus sites informações detalhadas para o transporte de animais em suas aeronaves, não deixem de consultar.Informe-se junto à cia aérea os documentos e exigências para o transporte do seu animalzinho e valor de taxas suplementares a serem pagas. Em geral as cias.aéreas limitam o número de animais por vôo, e reservas devem ser feitas entre 24h e 48hr. de antecedência.De acordo com o artigo 46º da regulamentação para transporte aéreo de passageiros/doméstico, aprovada pela portaria nº 676/GC,de 13/11/200 “o transporte de animais domésticos(cães e gatos) de pequeno e médio porte na cabine de passageiros poderá ser admitido, desde que transportado com segurança, em embalagem apropriada(*)  e não acarretem desconforto aos demais passageiros.(*) As lojas especializadas disponibilizam vários modelos e tamanhos para que seu animal seja transportado com segurança e conforto dentro das normas das cias aéreas.Caixa pra transportar cachorroObservações:
    Para transportar animais domésticos(cães e gatos) dentro do território brasileiro, é exigida a guias de transporte animal (GTA). A guia tem validade de sete dias, para apenas um sentido da viagem, e pode ser obtida gratuitamente no Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura ou com veterinários credenciados pelo ministério.Para viagens internacionais, é exigido o certificado zoosanitário internacional (CZI), emitido gratuitamente pelos postos do Ministério da Agricultura com validade de oito dias, também apenas para um sentido da viagem. Para alguns paises como Reino Unido e a Suécia ainda são exigidos o microship.

     

    Para ambos casos é necessário a apresentação de um atestado de saúde, fornecido pelo veterinário no máximo três dias antes da emissão do GTA ou do CZI, e comprovante de vacina anti-rábica, para animais com idade acima de quatro meses, com o nome do laboratório produtor e número de partida da vacina, que deve ser aplicada num período mínimo de 30 dias e máximo de um ano.

Vacinas

  • ApresentaçãoA Área de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes tem como uma de suas responsabilidades estabelecer medidas para diminuir os riscos de um viajante vir a adquirir qualquer doença ou agravo de importância em saúde pública durante a viagem. Por sua vez, as empresas de transportes de passageiros devem cumprir a legislação, orientar e exigir que os viajantes apresentem os documentos necessários, além de adotar as medidas preconizadas pela autoridade sanitária frente a eventos de interesse à saúde pública. Da mesma forma, os viajantes devem prestar informações necessárias e apoiar as medidas estabelecidas. Ou seja, todos devem unir esforços para proteger a saúde da população.Para tanto, a principal medida utilizada é a informação direcionada para cuidados com a saúde, que visam a prevenção ou diminuição do risco de exposição à uma doença ou agravo.Confira medidas importantes a serem adotadas antes, durante e depois da viagem:
    Antes de Viajar
    Durante a Viagem
    Depois da Viagem
    Informações sobre doenças e agravos de interesse de saúde pública internacionalFonte: Anvisa

Visto Americano

  • Tendo necessidade, a FC Turismo poderá indicar despachantes autorizados pelo Consulado Americano para a obtenção do visto americano. Informações Clique Aqui

Mais Informações

  • Entre em contato conosco pelo link CONTATO que teremos o maior prazer em te auxiliar.

FC TURISMO

Av. Doutor Ademar de Barros, 1.103 – Vila Adyanna, São José dos Campos – SP, 12245-010
12 3913-1116
fcturismo@fcturismo.com.br
Seg à Sex: 9:00 às 19:00 e Sábados 9:00 à 13:00

CÂMBIO REFERENCIAL

Siga-nos no Facebook

FALE CONOSCO





© FC Turismo - Todos os Direitos Reservados Gerador de Ideias | Agência Digital

FC Turismo

FC Turismo